terça-feira, 11 de maio de 2010

Discografia | Demi Lovato


   "Demetria Devonne Lovato [Demi Lovato], nascida em Dallas, Texas, 20 de agosto de 1992, é uma atriz, cantora e compositora estadunidense. Como atriz, é mais conhecida por atuar no papel principal do filme original da Disney Channel, Camp Rock (e sua futura sequência Camp Rock 2: The Final Jam) e na série "Sonny With a Chance" (Sunny Entre Estrelas). Em sua carreira musical, atua como artista solo, tendo lançado seu álbum de estreia Don't Forget, em 23 de setembro de 2008. O álbum debutou na segunda posição da Billboard 200, nos Estados Unidos, vendendo cerca de 89 mil cópias na primeira semana. Here We Go Again, seu segundo álbum de estúdio, foi lançado em 21 de julho de 2009, alcançando a posição #1 na Billboard 200, com 108 mil cópias vendidas na primeira semana."
(Fonte: Wikipédia)



   O que dizer de Demi Lovato? Cada um tem a sua opinião e, confesso que a minha mudou um pouquinho. Achava que fosse mais uma garota tipicamente materialista e vazia. Foi aí que ouvi Gonna Get Caught. Pensei na hora, "Meu Deus, dá onde vem toda essa voz? Será essa a mesma garota do filme Camp Rock?". Logo, veio Get Back. Simplesmente viciei. Demetria me convenceu de uma coisa: talento não é uma coisa fácil de se encontrar nos dias de hoje, onde tantos "fingem" trabalhar e poucos realmente o fazem. Demi é o que eu chamaria de "uma mistura de 'meiguice e sensibilidade com potência'. De tudo o que já ouvi até hoje, o maior poder vocal (tanto fôlego quanto estabilidade) pertence à essa moça aí. O que me conquistou não foi a sua carinha bonita, mas, sua aptidão pela música, que realmente é o mais importante de tudo. Falo, cheio de orgulho, que sou um verdadeiro fã de Lovato.


   Demi já possui dois álbuns de estúdio lançados, Don't Forget de 2008 e Here We Go Again, de 2009. Ambos apresentam, basicamente, um estilo mais levado pela música pop-rock, embora Here We Go Again seja mais maduro. Em seu primeiro álbum, vemos uma garota toda feliz e alegre. Já no segundo disco, Demetria mostra-se mais adulta em suas músicas e até mesmo pessoalmente. Seja mais menina ou mulher, Lovato sempre será essa grande cantora de talento próprio e nato.



Don't Forget (Não Esqueça) - 2008
Pop-rock, teen e jovem.

Tracklist:

01 - La La Land
02 - Get Back
03 - Trainwreck
04 - Party
05 - On The Line
06 - Don't Forget
07 - Gonna Get Caught
08 - Two Worlds Collide
09 - The Middle
10 - Until You're Mine
11 - Believe In Me
12 - That's How You Know
13 - Behind Enemy Lines [Bonus]
14 - Back Around [Bonus]
15 - Lo Que Soy (This Is Me) [Bonus]


01 - La La Land (Los Angeles)
Quer saber o que Demi acha da fama? Veja a tradução de La La Land. Nela, Demetria mostra que, apesar de estar na "maravilhosa terra de Los Angeles", não vai mudar quem realmente é. "Eu não sou uma super modelo. Eu ainda como no McDonald's. Baby, essa sou eu". Quem disse que uma Disney Star não pode ser uma garota comum?

02 - Get Back (Voltar)
Uma das melhores do álbum, Get Back é um pop-rock intenso e divertido, com uma letra completamente melosa e bem escrita. Impossível não gostar. "Eu quero voltar. Para os velhos tempos. Quando o telefone tocava. E eu sabia que era você. Quero conversar de novo. E começar a gritar. Brigar por nada. Como costumávamos."

03 - Trainwreck (Trem Desgovernado)
Uma música delicada e amorosa. Aqui vemos um talento nato da Demi, deixar uma música intensa e suave ao mesmo tempo. "As coisas que você diz, faz com que me apaixone mais a cada dia. Você é um "trem desgovernado". Mas eu não o amaria se mudasse". Vale a pena conferir sua letra completa.

04 - Party (Festa)
Bem rock 'n' roll, combinou muito com a voz e o estilo próprio de Lovato. “Eu vi você olhar por cima. Agora vejo você se movendo assim. Empurrando pela da multidão. Como se tivesse que dizer algo. Mas você não conseguia andar. Porque a música está dominando seus pés. Eu posso dizer pelos seus dedos. Que você está arrasando nesta batida”.

05 - On The Line (Na Linha)
"Nunca teria dito "Pra sempre". Se eu soubesse que acabaria tão rápido. Porque você disse "Eu te amo". Se você sabia que não duraria?" A letra é linda e deu um resultado muito legal combinando as vozes dos Jonas Brothers com a da Demi. O tipo de música que você ouve sem parar (o estilo único dos Jonas Brothers).

06 - Don't Forget (Não Esqueça)
Sua letra é perfeita, triste e melódica. "E, finalmente. Todas as fotos. Foram queimadas. E todo o passado. É apenas uma lição. Que aprendemos. Não vou esquecê-lo. Por favor, não esqueça. Nós". Um vocal excepcional começa bem tranquilo, quando, de repente, intensifica-se muito e até aparenta ser outra canção. Depois suavisa-se novamente, voltando a ser melancólica e linda.

07 - Gonna Get Caught (Você Será Pego)
Letra auto-confiante. Vocal lindo. Bateria perfeita. O tipo de música da Demi que me deixa preso. "Você me prometeu todo o seu tempo. Eu acho que eu não sou a única. Mas, veja, meu coração está na linha... dessa vez. Eu sou a sua número um ou eu estou indo embora".

08 - Two Worlds Collide (Dois Mundo Colidem)
Uma das canções mais calminhas do álbum, mas, não deixa de ser ótima por isso, até pelo contrário, é perfeita. "Você teve os seus sonhos, eu tive os meus. Você tinha seus medos, eu estava bem. Mostrou-me o que eu não poderia encontrar. Quando dois mundos diferentes colidem".

09 - The Middle (O Meio)
A letra mais ousada e agitada. "Eu quero colidir, eu quero cair. Eu quero estar em algum lugar no meio, algum lugar no meio. Alguma coisa é melhor do que nada. Eu só quero um pouco, eu só quero um pouco. E eu não quero estar em lugar nenhum. Alguma coisa está me fazendo ir para lá. Algum lugar no meio com você." Os vários "I like it" mostram que a intenção da Demi era a de convicção mesmo. Toque de fundo impecável.

10 - Until You're Mine (Até Que Você Seja Meu)
Minha letra favorita de Don't Forget. Como sempre, Lovato arrasou muito. Confira a letra completa (aqui vai só o refrão): "Até que você seja meu, eu tenho que encontrar uma maneira de preencher esse vazio. Eu não posso sobreviver sem você aqui do meu lado. Até que você seja meu, nada vai ser, nem mesmo perto de se completar. Não vou descansar até você ser meu."

11 - Believe In Me (Acreditar Em Mim)
Com certeza a melhor música do cd. Don't Forget é bonita e triste pois se trata de um amor acabado. Believe In Me é melhor ainda, pois fala de uma coisa muito pouco valorizada nos dias de hoje, a força interior. "Todo mundo é perfeito de formas diferentes". Minha canção favorita do álbum.

12 - That's How You Know (É Assim Que Você Sabe) [Bonus Track]
Essa é para as garotas. Um conselho da Demi Lovato para vocês. Se quiserem saber, confirem a tradução: "Como eu sei se ele me ama? Como eu sei se ele é meu? Ele deixou algum bilhete para dizer que você está na mente dele? Enviou-te flores amarelas quando o céu está cinza?"
(Obs: Não é encontrada nem no cd Don't Forget nem em Don't Forget: Deluxe Edition. Segundo os sites Vagalume e Letras de Músicas (Terra), essa seria a 12ª faixa do Don't Forget simples).

13 - Behind Enemy Lines (Atrás das Linhas Inimigas) [Bonus Track]
Uma música diferente do comum. É legal, como todas as da Demi, mas, não faz o meu gosto. Nada contra quem gosta. "E eu estive andando, andando atrás das linhas inimigas. E eu venho lutando, lutando, do outro lado. E eu venho dizendo, dizendo, não vou me apaixonar desta vez. E agora eu estou andando, andando, dentro de linhas inimigas".
(Obs: A 12ª faixa do Don't Forget: Deluxe Edition).

14 - Back Around (Voltar) [Bonus Track]
Uma letra desafiadora com instrumentos pesados completaram tudo com o charme de Lovato. "Isso vai voltar. Você sabe que essa cidade é muito pequena e eu sou muito alta pra tentar pegar isso de novo. Você é tão adverso mas eu tenho novidades. Você sabe que vai perder. Tudo e todos que significam tanto pra você".
(Obs: 12ª faixa no cd Don't Forget: Edição Internacional - Faixas Bônus).

15 - Lo Que Soy (This Is Me) [Bonus Track]
This Is Me sempre foi linda e adorável, mas, na minha opinião, um pouco infantil. Lo Que Soy mostrou a obscuridade da letra que não se vê na versão original. Destaca uma certa tristeza que estava incrustada ali, discretamente (embora a letra seja alegre). O melhor vocal da Demi, de todas as músicas que já fez.
(Obs: A 13ª faixa respectivamente dos cds Don't Forget: Deluxe Edition e Don't Forget Internacional - Faixas Bônus).


Here We Go Again (Aqui Vamos Nós de Novo) - 2009

Maduro, sentimental, uma fuga.

 Traclist:

01 - Here We Go Again

02 - Solo
03 - U Got Nothing On Me
04 - Falling Over Me
05 - Quiet
06 - Catch Me
07 - Everytime You Lie
08 - Got Dynamite
09 - Stop The World
10 - World Of Chances
11 - Remember December
12 - Everything You're Not
13 - The Gift Of A Friend
14 - So Far So Great


01 - Here We Go Again (Aqui Vamos Nós de Novo)
"Alguma coisa em você é tão viciante! Estamos caindo juntos. Você acha que até agora eu sei. Porque aqui vamos, vamos, vamos, nós de novo". Há uma pequena contradição aqui, já que a letra é completamente romântica e no vídeo-clipe ocorre um tipo de separação. Música ótima.

02 - Solo (Sozinha)
O b-side (uma continuação) da canção Here We Go Again, primeira do álbum. "Eu caí através do buraco. Abaixo do fundo de sua alma. Não pensei que você pudesse ir. Tão baixo. Olhe o que você fez. Você está me perdendo. Aqui está o que você ganhou. Você me preparou para seguir sozinha. Sozinha. Sozinha".

03 - U Got Nothing On Me (Você Não Tem Nada Sobre Mim)
"Agora eu sei quem você é. Você não tem nada sobre mim. Eu vejo, eu deveria saber desde o começo. Você não pode me dizer mentiras, nem tente. Porque isto é o adeus. Adeus". Uma letra triste, chega a dar um pouco de pena, mas não é essa a intenção da canção, já que esse é um álbum de solidificação, e não de sentir de misericórdia.

04 - Falling Over Me (Caindo Sobre Mim)
Uma música tão natural que se mouda ao ambiente. Às vezes você até a está ouvindo e nem percebe, de tão tranquila e relaxante que é. "Tenho esperança. Estou esperando. Estou rezando para que você seja o escolhido. E tenho esperança. Estou esperando. Estou rezando para que você seja o escolhido. Você é o escolhido".

05 - Quiet (Quieto)
Uma música única, nunca se ouviu nada parecido. Excelente. "É muito quieto aqui. Eu quero desaparecer. Eu me ouço pensando muito claramente. É muito quieto aqui. Faça com que tudo desapareça. Por que não podemos quebrar esse silêncio finalmente?".

06 - Catch Me (Me Segure)
Muito parecida com a canção Don't Forget, ambas são lentas e, em determinado momento, intensificam-se. Depois de passado esse momento, voltam à sua tranquilidade inicial. Ótimo trabalho de Demi nesses estilos musicais.  "Mas você é tão hipnotizante. Você me faz rir enquanto eu canto. Você me faz sorrir enquanto durmo. E eu posso ver isso se desdobrando. Estou caindo em seu amor. Mas por favor, não me segure".

07 - Everytime You Lie (Toda Vez Que Você Mente)
"Você ainda a ama, eu posso ver isso nos seus olhos. A verdade é tudo que eu posso ouvir. Toda vez que você mente". Uma música mais culta, com certeza inspirada a um estilo das décadas passadas, batidas calmas, vocais sobressaltados, bela.

08 - Got Dynamite (Tem Dinamite)
Gostei desde a primeira vez que a ouvi. Finalmente vemos aqui o forte de Demi Lovato, as canções influenciadas no rock. "Me diga o que você vai fazer. Eu preciso de você para acender o pavio". Todas as canções de Demi são excepcionais, mas, quando as faixas mais 'pesadas' chegam, vemos ali onde realmente está a potência armazenada dentro da nossa querida Srta. Lovato.

09 - Stop The World (Parar o Mundo)
O que temos aqui? Um trabalho aparentemente comum, mas, não é isso. Lentidão e velocidade, 'Bonnie e Clyde', parar o mundo e amor profundo. Será mesmo que os opostos se atraem? Stop The World comprava que sim. Linda é pouco, magnífica. "Nós não podemos parar o mundo. Mas existe muito mais que nós podemos fazer. Você não pode impedir essa garota. De se apaixonar ainda mais por você".

10 - World Of Chances (Mundo de Chances)
Por que, sempre junto com o amor vem também a dor? Isso é justo? Uma canção que nos diz o que sentimos mas, não conseguimos expressar em palavras. "Você tem um rosto feito pra sorrir, você sabe. Uma vergonha que você o tenha desperdiçado. Quando está me desperdiçando lentamente, mas eu. Tenho um mundo de chances, para você. Eu tenho um mundo de chances, para você. Eu tenho um mundo de chances. Chances que você está desperdiçando".

11 - Remember December (Lembre-se de Dezembro)
A melhor canção de Lovato, sem dúvida (na minha opinião). Tudo o que mais gosto na Demi tem nessa música: potência, carisma, força e poder. Infuenciada mais a um estilo rock também, assim como Got Dynamite, oitava faixa. "Eu sinto uma separação chegando. Porque eu sei que você quer mover-se. Eu gostaria que a neve à noite. Pudesse me puxar para dentro e evitar uma briga. Porque eu sinto. Uma separação chegando".

12 - Everything You're Not (Tudo o Que Você Não É)
"Porque tudo o que eu quero é tudo que você não é. Então vá em frente e bata a porta. Porque você não pode me impedir. E não, eu não, não ligo para o que você diz. Porque tudo que eu realmente, tudo que eu realmente quero. É tudo o que você não é". Quem nunca se desapontou com a(o) namorada(o), familiares ou amigos que atire a primeira pedra. nós não podemos mandar na vida de todos, se as pessoas têm defeitos, devemos lembrar que nós também temos. Uma lição que Demetria nos traz pra refletir. Musicalmente, retoma aos velhos tempos de seu álbum de estreia, Don't Forget.

13 - The Gift Of A Friend (O Dom de Um Amigo)
Uma música que nos faz ter a sensação de que, devemos agradecer a Deus por estarmos vivos, por podermos fazer tudo o que quisermos e desejarmos. Inspiradora. "Você vai mudar por dentro, quando você perceber. O mundo vem à vida e tudo está bem. Do início até o fim. Quando você tem um amigo ao seu lado. Que ajuda você a encontrar a beleza em si próprio. Quando você abre seu coração e acredita. No dom de um amigo".

14 - So Far So Great (Tão Longe, Tão Bom)
Como é o tema de abertura da série do Disney Channel Sonny With a Chance [Sunny Entre Estrelas] (estrelado pela própria Demetria), é mais infantil e apresenta um tema Disney. Não é um trabalho ruim, mas também não é o melhor da carreira da jovem cantora."Tão longe, tão bom. Pelo menos é assim que vejo. Ter sonhos é apenas o começo".


   Você confere logo abaixo dois ótimos sites com letras e traduções de músicas:

Vagalume.
LetrasMus (Terra).

2 comentários:

  1. Eu adoro a Demi Lovado............eu queria ir no show dela.......buaaa

    ResponderExcluir
  2. Eu também quero muito ir. Se não for esse ano, quem sabe em um próximo. Demetria canta muito bem. =)

    ResponderExcluir