sábado, 19 de junho de 2010

Discografia | Ashlee Simpson


"Ashlee Nicole Simpson [Ashlee Simpson] (Waco, Texas, 3 de outubro de 1984) é uma cantora, compositora e atriz norte-americana, irmã da cantora de pop e country Jessica Simpson.
Ashlee lançou seu primeiro álbum, Autobiography em 2004, com seu maior sucesso Pieces Of Me. Seu segundo álbum I Am Me foi lançado em 2005 e Bittersweet World, seu terceiro álbum, em 2008.

Fonte: Wikipédia (Adaptado).

    Hoje, considero Ashlee Simpson uma das maiores compositoras e cantoras do mundo. Não é pra tanto. Já ouviu Pieces Of Me? Ou Catch Me When I Fall? Mas, isso era bem diferente até o meio do ano passado.
    Foi quando estava procurando uma das novas músicas de Miley Cyrus, chamada Kicking And Screaming, de seu novo (até intão) EP, The Time Of Our Lives. Encontrei a música e fiz o download. Quando fui ouvir, disse surpreso: " Essa não é a voz da Miley! Miley não canta tão mal assim!" Isso mesmo. O arquivo que baixei estava denominado 'Miley Cyrus - Kicking And Screaming', mas, a versão que baixei não era a da Miles, mas sim a de Ashlee Simpson.
    Depois de longos meses, fiquei curioso pra saber quem era aquela cantora até então péssima (Eu escutei a música uma vez e disse que era péssima, que preconceito). Foi aí que lembrei de outra canção que amava, mas, não fazia ideia de quem era. La La (era a música), um rock contagiante. Descobri mais tarde pertencer a Ashlee.
    Por isso, vou dizer algo muito importante: "Não julgue um livro pela capa" ou melhor, uma música sem ouví-la no mínimo umas 5 vezes.

    Chega de dar voltas e mais voltas, vou começar agora a discografia alucinante, perfeita e profunda de Simpson.
    Mas, uma coisa já deixo avisado. Ashlee sofreu muito em sua carreira (O que não a torna mais ou menos digna como profissional).


Autobiography (Autobiografia) - 2004
1º álbum de Ash, influenciado totalmente ao rock n' roll. Um álbum corajoso e revigorante.

Tracklist:

01 - Autobiography
02 - Pieces of Me
03 - Shadow
04 - La La
05 - Love Makes the World Go Round
06 - Better Off
07 - Love Me for Me
08 - Surrender
09 - Unreachable
10 - Nothing New
11 - Giving It All Away
12 - Undiscovered
13 - Harder Everyday
14 - Sorry
15 - Endless Summer
16 - Just Let Me Cry

01 - Autobiography (Autobiografia)
A música mais rock do álbum. Começa bem levinha, calma. Quando chega no 5º verso, Ashlee mostra do que é capaz. Uma das minhas favoritas, sem dúvida. "Eu andei milhares de milhas para achar um rio de paz. Eu andei mais um milhão para entender o que essa droga significa". Embora seja uma das melhores, Autobiography afundou com a carreira de Ashlee, por causa de um playback mal colocado em uma apresentação ao vivo. Mais tarde foi justificado que Simpson estava com problemas em sua voz, na época. Uma pena.

02 - Pieces Of Me (Pedaços de Mim)
Embora seu nome seja bem parecido com Piece Of Me, de Britney Spears, ambas não se relacionam em nada. Pieces Of Me é muito romântica e colante, o tipo de música que você ouve o resto de sua vida e nunca irá se cansar, é eterna. Fez muito sucesso em vários países, sendo considerada a música mais conhecida de Ashlee. Não é pra menos. "É como se você me conhecesse melhor do que eu jamais me conheci. Eu amo como você consegue descrever. Todos os pedaços, pedaços, pedaços de mim".
("Pieces of Me foi um sucesso, chegando à #5 posição do HOT 100 da Billboard. A música foi uma das mais tocadas no verão norte-americano." Fonte: Wikipédia).

03 - Shadow (Sombra)
Imagine a seguinte situação: Você tem um(a) irmã(o), que, em sua vida toda, foi melhor que você. Você sempre era o segundo(a) em tudo. Ashlee Simpson escreveu essa canção para sua irmã, Jessica Simpson. Esse é um trecho, mas, veja a letra toda. "Eu estava vivendo na sombra. Do sonho de outra pessoa. Tentando achar uma mão para me segurar mas cada toque me parecia frio. Estou vivendo em um novo dia. Estou vivendo por mim. E agora que estou completamente acordada. Então eu finalmente posso existir. Não sinta pena de mim". O melhor vídeo clipe da carreira de Ash. Um pop rock leve, também muito gostoso de escutar. Letra muito sofrida. Tradução de Shadow.
("A música foi um fracasso, pico de #57 no Hot 100 da Billboard." Fonte: Wikipédia).

04 - La La
"Você pode me vestir com diamantes. Você pode me vestir com sujeira". A música começa com esses dois versos. A mais 'sensual' do disco, já que repete-se várias vezes o verso "You make me wanna lala" (Você me fazer querer lala). Isso mesmo, "Na cozinha, no chão, eu serei sua empregada francesa [...] Eu posso ser eu mesma essa noite, está tudo bem com você. Pois você guarda bem meus segredos". Convite pra se fazer lala. Isso não interfere em nada, pois é uma ótima música, com um clipe fantástico, toque sedutor e pesado.
("Ashlee começou suas performances do ano com "La La" no Orange Ball, em Miami, Flórida, mas não houve repercussão. Tentou criar uma nova letra para a música ser mais ‘familiar’ e dançou-a sem ritmo, acabando vaiada por mais de 72.000 pessoas." Fonte: Wikipédia).

05 - Love Makes the World Go Round (Amor Faz o Mundo Girar)
Ao contrário do imaginado quando se lê o título da música ("Que nome lindo!), não há nada de rosas macias e perfeitas em sua letra triste e melancólica. Se você é do tipo que ouve uma música, e nem sabe o que está se passando, melhor pesquisar um pouquinho. "Sempre que você falava comigo. Dizia que eu era a única. Mas eu sou a única que está rastejando no chão".

06 - Better Off (Melhor)
"Mas e daí, eu estou melhor à cada dia. Quando eu estou na chuva, não me importo. Eu penso em você e tudo está bem". Romântica, suave, com um toquezinho de pop-rock. Excepcional.

07 - Love Me For Me (Me Ame Como Eu Sou)
Aqui está um ponto que queria tocar. Ashlee Simpson desafina. Mas, é claro, nesse caso é uma coisa boa. Ali encontra-se uma marca única, é como se fosse: "Sim, ela desafina, mas canta perfeitamente como ninguém. Essa é sua originalidade, que é muito divertida". Pop-rock do começo ao fim.

08 - Surrender (Renda-se)
Não quer deixar Ashlee Simpson louca? Sinta o que está entrenhado em sua obra. Vá, pesquise, leia, ouça, sinta. A maioria de suas músicas são compostas por ela mesma. Basta render-se ao seu talento acolhedor. Surrender é uma música mais comum.

09 - Unreachable (Inalcançável)
"Você não pode empurrar um rio. Você não pode me fazer cair. Mas você pode me fazer inalcançável". Outra canção mais calma, natural e livre. Dá uma vontade enorme de sair, sentir o vento, rir sem motivo. Perfeita em tudo.

10 - Nothing New (Nada Novo)
Batida muito legal (me lembra um country leve, embora não seja). Refrão energizante e versos tranquilos resultam num ótimo trabalho.

11 - Giving It All Away (Desistindo de Tudo)
Essa música é como um consolo, um conselho. Nunca desista de tudo, jamais. Linda letra e melodia. E, é claro, composta por Ashlee.

12 - Undiscovered (Descobertas)
A canção toda é linda. "Eu desisto. Eu respiro. Eu quero você, não há duvida. Eu estou louca, eu estou abandonada. Sem você, estou sem. Eu estou riscada. Eu estou fora. Eu choro. Eu procuro. Não vá embora". Uma das mais calmas, muito relaxante, bem produzida e, especial.

13 - Harder Everyday (Mais Difícil a Cada Dia) [Bônus no Japão, Europa e América do Sul]
Conforme as horas são relatadas, você imagina o sofrimento de Ashlee. "São 21:00 e você ainda não retornou minha ligação. [...] Agora são 2:00 e estou impaciente, dando voltas. [...] Agora são 6:00, e eu destruí tudo que você deixou pra trás". Chega a dar um pouco de dó, imaginando o seu desespero.

14 - Sorry (Desculpe) Bônus no Japão]
Não é bem um pedido de desculpas, assim como diz o nome, é melhor: "Durante todo esse tempo, eu tenho pedido desculpas. Mas, por que eu deveria pedir desculpas por erros que foram seus? Quem sente arrependimento agora?". Eu amo a voz da Ash (O que ajudou muito a deixar essa música mais marcante).

15 - Endless Summer (Verão Interminável) [Bônus no Japão]
A mais calma de Autobiography, triste e romântica. É uma canção de adeus, quando tudo termina, mas, parece não ter fim. Traz uma sensação de paz e, fim. Uma das minhas preferidas dentre todas as canções de Simpson.

16 - Just Let Me Cry (Apenas Me Deixe Chorar) [Bônus no Japão]
"Eu tive um dia ruim, eu vou chorar se eu quiser, chorar se eu quiser, chorar". Tá aí uma frase que, com certeza, todos têm vontade de dizer. E daí se eu tive um dia ruim, eu quero chorar, vou chorar, quero fugir, intão vou fugir. Muito a cara de Ashlee Simpson essa música, o estilo é próprio.
("Just Let Me Cry foi primeira música gravada de Ashlee Simpson, que entrou para a trilha sonora do filme Freaky Friday [Sexta-Feira Muito Louca], estrelado pela sua amiga Lindsay Lohan." Fonte: Wikipédia)


I Am Me (Eu Sou Eu) - 2005
Álbum mais levado ao pop, um pouco diferente do pop-rock de Autobiography.

Tracklist:

01 - Boyfriend
02 - In Another Life
03 - Beautifully Broken
04 - L.O.V.E.
05 - Coming Back For More
06 - Dancing Alone
07 - Burnin’ Up
08 - Catch Me When I Fall
09 - I Am Me
10 - Eyes Wide Open
11 - Say Goodbye
12 - Kicking and Screaming
13 - Fall in Love With Me
14 - Get Nasty

01 - Boyfriend (Namorado)
Basicamente, é um pop-rock feliz, mas, a música vai mais além. É muito viciante, quente e provocante. Ashlee está linda no clipe, loira de novo, sensual e cantando muito bem. "Ei, quanto tempo até a música te afetar? Não coloque palavras na minha boca. Eu não roubei seu namorado. [...] Bem, eu sinto muito. Que ele tenha me ligado. E que eu tenha atendido o telefone".
("No clipe de Boyfriend, Ashlee volta a ser loira, e canta uma afronta à sua então ex-amiga Lindsay Lohan, que supostamente acusou Ashlee de roubar seu namorado, o ator Wilmer Walderrama. A música foi bem nas paradas americanas apenas na semana de lançamento, conseguindo o Top 20 da Billboard, caindo rapidamente nas semanas seguintes. "Boyfriend" rendeu à Ashlee um TRL Award de "Melhor Volta"". Fonte: Wikipédia).

02 - In Another Life (Em Outra Vida)
"Você termina minhas frases antes de começarem. E eu conheço esse olhar nos seus olhos. É como se eu tivesse te visto milhões de vezes. Em outra vida". Letra bonita e amorosa de um "rock lento" (Wikipédia).

03 - Beautifully Broken (Maravilhosamente Quebrada)
"Eu estou maravilhosamente quebrada. E eu não ligo se você sabe disso. Eu estou maravilhosamente quebrada. E eu não me importo se eu mostrar isso". Linda, muito linda mesmo. Tranquilizante.

04 - L.O.V.E. (A.M.O.R.)
A música mais divertida de I Am Me. Seu toque contagia a todos, sua batida vibra no ar e faz com que qualquer um caia na dança. "O amor é uma energia. O amor é um mistério. O amor deve ser verdadeiro. O amor faz parte de mim. O amor é meu coração. O amor é a melhor coisa que fazemos".

05 - Coming Back For Me (Voltando Para Mais)
"Eu não quero passar outra noite. Tentando entender por que você sempre está na minha cabeça. Só sei que você me faz voltar para mais". Um rock mais ao estilo de Autobiography, mais intenso. Dominador.

06 - Dancing Alone (Dançando Sozinha)
"Ninguém vai me deixar para baixo. A vida é minha. E eu estou me saindo bem". Apesar desse verso de força interior, é uma música romântica. Em I Am Me vemos uma Ashlee mais levada ao amor do que à raiva, se comparado ao seu primeiro álbum. Mas, as músicas tristes ainda estão por vir. Aguardem. (Nem preciso falar que Dancing Alone é uma das minhas favoritas).

07 - Burnin' Up (Queimando)
Quem disse que ainda não existem música fáceis e simples? Burnin' Up é um exemplo. Refrão simples e fácil de decorar. Impossível não gostar. "Eu estou queimando, por você. Você me faz sentir como fogo. Isso é amor ou só desejo?".

08 - Catch Me When I Fall (Segure-me Quando Eu Cair)
Minha música preferida de todas as de Ashlee Simpson. A letra mais bem composta, um dos vocais mais bem preparados. "Quem vai me salvar de mim mesma? Quem vai ser aquele que vai estar lá. Sem ter vergonha de me ver rastejar. Quem vai me segurar quando eu cair?". Essa música não é simplesmente uma música pra mim. É mais do que isso. É o meu conforto, nos dias ruins, é a minha salvação, quando estou sozinho. Muito de Ashlee há em mim, não só por essa música como quase todas de sua carreira.
("Catch Me When I Fall seria o terceiro single, mas foi cancelado após a divulgação do re-lançamento de I Am Me, e o single foi substituído por Invisible. Depois da humilhação de Autobiography, chega a hora de voltar ao palco do Saturday Night Live, agora para divulgar o segundo álbum. Ashlee fez uma performance da música ‘Catch Me When I Fall", que escreveu após o programa do ano anterior, que quase acabou com sua carreira. A apresentação foi um sucesso e Ashlee foi muito aplaudida na noite". Fonte: Wikipédia).

09 - I Am Me (Eu Sou Eu)
A música mais rock de Simpson. Assim como Burnin' Up, sua letra e fácil e gruda na mente como se fosse cola. "O que ela tem que eu não tenho? Ela preenche os espaços que eu deixei em você? Quando você acorda todas as noites. A sensação de arrependimento te persegue?". Demonstra força. Letra confiante, absoluta. Vocal de ferro, muita capacidade e talento de Ash deixam a canção mais feminina e intensa.

10 - Eyes Wide Open (Olhos Bem Abertos)
"Uma música meio assombrosa" (Wikipédia). Isso mesmo, realmente é uma música bem dark. Sua letra combina com as notas da guitarra, a voz rouca de Ashlee marca presença e faz um enorme trabalho. Diferente (e única).

11 - Say Goodbye (Diga Adeus)
"Então eu grito, grito porque dói. Cada palavra sua. Me corta por dentro e me deixa pior. Nada há volta. E se houvesse. Você ainda seria você e. Eu ainda precisaria dizer adeus". Tudo acaba tendo um fim, bom ou ruim. Say Goodbye é um exemplo. Sempre ouço essa música quando acho que algo irá acabar, uma amizade, uma união. Não sei se é o certo, mas, é o mais confortável.

12 - Kicking And Screaming (Chutando e Gritando) [Bônus Japão, América Latina, Reino Unido, Austrália e na Versão Especial]
Minha segunda canção favorita de Ashlee. Lembram no começo, quando disse que odiei essa música na voz de Simspon? É, as coisas mudam mesmo. Não é a mais rock, nem a mais pop. Não é a melhor do álbum (em termos de sintonia, popularidade) mas, é a diferente. "Você me quer. Você precisa de mim. Acredite em mim. Você me chamará. Você me ama. Você me odeia. Acredite em mim. Você virá rastejando". Muito ousada (tanto quanto Boyfriend). Confiança, poder, independência, amor próprio. Isso é o que Ashlee passa nessa música. Os gritinhos de Ash deixam sua marca única na música.
(A cantora Miley Cyrus regravou essa música para o seu EP The Time Of Our Lives, em 2009, com pequenas e quase imperceptíveis mudanças vocais. O toque é o mesmo).

13 - Fall In Love With Me (Se Apaixone Por Mim) [Bônus Japão, Reino Unido, Austrália e na Versão Especial]Mais um refrão simples, vibrante e apaixonante: "Turn it up, turn it up, I'm falling. Turn the music up and fall in love with me".

14 - Get Nasty (Sejam Sórdidas) [Bônus Japão e na Versão Especial]"Sejam sujos". Dance concreto misturado aos já habituais gemidos de Ashlee Simpson (únicos). Trabalho bom, gerou uma música sexy e contemporânea.


Bittersweet World (Amargo Doce Mundo) - 2008
Realmente, o melhor álbum de Simpson. Pop, R&B, Dance, Perfect.

Tracklist:

01 - Outta My Head (Ay Ya Ya)
02 - Boys
03 - Rule Breaker
04 - No Time For Tears
05 - Little Miss Obsessive
06 - Ragdoll
07 - Bittersweet World
08 - What I've Become
09 - Hot Stuff
10 - Murder
11 - Never Dream Alone
12 - Invisible
13 - I'm Out
14 - Can't Have It All
15 - Follow You Wherever You Go

01 - Outta My Head [Ay Ya Ya] (Fora da Minha Cabeça)
"Se me disser mais uma vez como devo viver. Vou detonar você. Sou quem eu sou, não posso ser mais ninguém. Se você não tiver nada de bom pra dizer. Guarde seus comentários para si mesmo". Foi esse o 1º single de Bittersweet World, e, vejam que diferente ela está, se comparado ao começo da carreira. Ashlee sempre foi linda, mas nesse clipe se supera. Música psicótica, cool do começo ao fim. Pop-rock, eletro-pop, eletro-rock e techno. Isso tudo se mistura em Outta My Head.
("O single foi um vexame nas rádios dos Estados Unidos. Devido aos poucos downloads digitais, apareceu em 121° no Bubbling Under Chart (Posição 101 a 125 da Billboard), mas não entrou na Billboard Hot 100. Entretanto, a música foi um grande sucesso na Europa aonde ganhou o prêmio Super Bravo Show (Alemanha) de "Melhor Canção". Fonte: Wikipédia).

02 - Boys (Garotos)
Recado para nós, garotos. "Alguns dizem que eu sempre insinuo. Eu posso construir meu próprio caminho, é verdade. Porque meu beijo é como kriptonita. Eu posso deixar eles fracos, eu sou tão cruel". Vamos tomar cuidado (ou não). Pop e R&B fazem Boys ser estrondosa.

03 - Rule Breaker (Quebradora de Regras)
Vemos que, nesse álbum, Simpson solta mais ainda o verbo, usando palavras que antes só insinuava. Música boa. Corajosa.

04 - No Time For Tears (Sem Tempo Para Lágrimas)
Minha canção favorita de Bitterweet World. "Milhões de milhas eu percorri. Algumas delas disseram para eu desistir. Apenas me deixe para baixo ou me ponha para cima. Sem tempo para lágrimas. [...] Eu te dei meu céu antes de encontrar meu chão. Oh meu Deus, o que eu pensava?". Agito, sonhos, amor. Existe algo melhor?

05 - Little Miss Obsessive Ft. Tom Higgenson (Pequena Senhorita Obsessiva)
"Eu acho que nos acabamos. Mas venha aqui, eu não superei isso ainda. A noite passada você me fez sentir como se eu fosse uma desesperada. Eu não sou uma desesperada. Um pouco possessiva. Pequena senhorita obsessiva. Não consigo superar isso". Por que algumas coisas devem terminar? Injusto? Cruel? Real? Não sei responder.
(Segundo single de Bittersweet World. A canção tem a participação do vocalista da banda Plain White T's, Tom Higgenson. Foi lançada digitalmente em 11 de março de 2008 e nas rádios uma semana depois. Fonte: Wikipédia).

06 - Ragdoll (Boneca de Trapos)
"Você não vê minhas lágrimas negras? Por favor não me faça ficar aqui. Oooh. Por que você me larga de lado como uma boneca de trapos?. (Você não pode me jogar fora, não pode me jogar fora)". Mais nada a dizer né?

07 - Bittersweet World (Amargo Doce Mundo)
"Há uma questão universal. Todos estão em disfarces. Até você e eu. Diante da fachada tentando nos dar bem. Você quer brincar com fogo. Você vai ficar queimado". Uma crítica ao mundo atual. Todos estamos mascarados, infelizmente. Canção espetacular.

08 - What I've Become (Isso É o Que Eu Me Tornei)
"É normal cometer alguns erros. Sem observações. Todas as opiniões são distorções. E até seus sentimentos são. E é uma vergonha que todas essas benções. Se tornem maldições". Acho Simpson a melhor compositora de todas que já ouvi. Não é pra qualquer uma não. Parabéns à ela.

09 - Hot Stuff (Gostosa)
"O pessoal diz que você tá saindo de noite. Pensam que você é gostosa, pensam que você é gostosa. O que você faz é falar sobre isso de qualquer jeito. Pensam que você é gostosa. Eu sei que sou gostosa". A mais sensual de Bittersweet World, nisso não há dúvida.

10 - Murder (Assassinato)
"Tenho que acabar com isso, quero ficar longe disso. Ahh. Eu escapo, quero ficar longe disso. Eles dizem que escapo de ser punida desse assassinato". Não é tã sombria quanto Eyes Wide Open, mas chega perto. Travis McCoy faz uma pequena participação.

11 - Never Dream Alone (Nunca Sonhe Sozinho)
"No inverno frio. Sob as estrelas. Durmo com a minha mão sobre seu coração. Não vou deixar saltar uma batida. No frio. No inverno frio". Seria essa a continuação de Catch Me When I Fall? Seus toques e melodias são parecidos. Bela.

12 - Invisible (Invisível) [Bônus na Austrália, Japão, Inglaterra e Brasil]
Clipe fantástico, traz uma mensagem muito importante. Nuca desita. Nunca.
("O clipe foi inspirado no filme Menina de Ouro e acabou sendo indicado à Melhor Fotografia do VMA. A faixa "Invisible" não se encontra no cd I Am Me, era uma b-side. Segundo Ashlee Simpson,  I Am Me seria relançado, junto com o single, mais isso nunca aconteceu". Fonte: Wikipédia.)

13 - I'm Out (Estou Fora) [Bônus pelas Lojas Wal-Mart]
"Tudo se perdeu. Meu coração está se sentindo exausto. Você não está aqui comigo. Isto é o que me fez partir". Mais uma decepção amorosa. Como sempre, triste. Refrão revigorante.

14 - Can't Have It All (Não Pode Ter Tudo) [Bônus na pré-venda virtual do álbum nas lojas FYE]
"Oh, você sabe que me deixou cicatrizes. E estou farta de suas loucuras. E adeus baby. Às vezes as estrelas não se alinham, mas está tudo bem. Yeah, nós estamos sofrendo. Oh, você não consegue aguentar". Melodia harmoniosa, combina muito com sua letra e batida. Resultou no melhor que se poderia chegar.

15 - Follow You Wherever You Go (Seguir Você Aonde For) [Austrália e iTunes]
"Eu só vou seguir você onde quer que você vá. Você não pode escapar do meu amor!". Ótimo encerramento de um álbum. Deixa um gostinho de quero mais.

Letras de Ashlee Simpson no Vagalume
Letras de Ashlee Simpson no Letras.Mus (Terra)

Essa é a discografia de Ash. Bom proveito.
Vou dizer o de sempre: comente à vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário